Você está aqui: Página Inicial / Profissionais da Enfermagem reivindicam projeto que trata da adequação ao piso salarial

por ASCOM publicado 24/08/2022 09h48, última modificação 24/08/2022 09h48
Líder do executivo, Ver. Crocodilo vai interceder e agendar reunião com Prefeito Leo para tratar do assunto

Nesta segunda, 22, os Vereadores estiveram reunidos na Sala da Presidência com profissionais da área da Saúde, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos que reivindicaram adequação do piso salarial nacional da categoria, através de lei sancionada pela Presidência da República - Lei 14.434/2022.

O piso da categoria chega na ordem dos R$ 4.750 por mês conforme nova lei federal. Técnicos de enfermagem devem receber cerca de 70% desse valor, auxiliares devem receber pelo menos 50% desse valor. Em Primavera hoje existem cerca de 150 técnicos de enfermagem.

A categoria colocou aos Vereadores as reivindicações da classe e a mobilização em torno desse pedido de adequação salarial.

O líder do executivo na Casa, vereador Sérgio Crocodilo (União Brasil), destacou que o executivo sempre quando acionado a essas questões se manteve aberto ao diálogo – “...isso já foi demonstrado em várias oportunidades e projetos semelhantes em que se trata de readequação, valorização das categorias, o executivo está sempre aberto ao diálogo e vamos intermediar nessa questão, discutir estudos de impactos, há possibilidade de avançarmos”.

“...acredito que possamos construir isso junto, integração entre categoria, legislativo e executivo, é nesse sentido que devemos avançar, esses profissionais são essenciais no atendimento e suporte, é reconhecimento...”, assinalou a vereadora Karla da Saúde (PV).

Vereador Gilberto Telles (Podemos) também presente a reunião: “...diante dos esclarecimentos aqui, contem conosco, se for necessário sessão extra, vamos nos debruçar sobre a matéria e auxiliar no que for preciso”...”, afirmou.

Vice-presidente Valdecir Vado (PSD): “...a categoria tem nosso apoio, precisamos alinhar esse diálogo com executivo essa valorização e adequação...”, reforçou.

O vereador Tayllan Zanatta (PSB) se posicionou: “...como já existe a adequação sendo paga em municípios vizinhos à Primavera, isso facilita bastante o processo legal, podemos ver também a questão dos auxílios que beneficia demais a classe, nossa intenção é ajudar...”.

Vereador Temazin Pedreiro (União Brasi): "...o piso virou lei, isso demonstra a força dos trabalhadores quando se unem e se mobilizam, é uma luta justa dessas classe e vamos apoiar sim...”.

Vereador Luis Costa (PP): “...vamos defender essa correção, temos o dispositivo constitucional que nos permite lutar nessa direção...”.

Presidente da Casa, Manoel Mazzutti (MDB): “...temos que levar o assunto ao executivo, tratar a matéria dentro da realidade e até onde podemos chegar quanto ao reajuste, tudo que estiver ao nosso alcance, podem ter a certeza de que faremos, jamais projetos ficaram arquivados aqui na Casa, temas semelhantes ocorreram, e conseguimos avançar e resolver...”.