Você está aqui: Página Inicial / Wanessa cobra comprometimento do Executivo em cuidados pós-cirúrgicos na Castração Móvel

Wanessa cobra comprometimento do Executivo em cuidados pós-cirúrgicos na Castração Móvel

por ASCOM publicado 07/07/2022 08h51, última modificação 07/07/2022 08h51

        A vereadora Wanessa Mello (MDB) apresentou emenda aditiva ao Projeto de Lei 1334/2022, na última sessão ordinária. O objetivo da emenda é adicionar um parágrafo no artigo 4º, onde o Poder Executivo deve se comprometer a tratar dos animais que apresentem complicações após realizarem castração.

 

        O Projeto tem como finalidade regulamentar a prática de castração gratuita em animais de estimação de famílias com renda abaixo de três salários mínimos. As cirurgias deverão ser realizadas dentro de uma unidade móvel, o Castra Móvel, que passará pelos bairros da cidade.

 

        De autoria do Poder Executivo, um dos principais objetivos é reduzir a população animal abandonada nas ruas da cidade. E a compra do Castra Móvel será possível através de emenda parlamentar conquistada pelo presidente da Casa, Manoel Mazzutti Neto (MDB).

 

        Para a vereadora Wanessa Mello, a iniciativa é valida. “Tenho cinco cachorros em casa, todos castrados. Entendo a importância de realizar a castração. Sou a favor. Mas precisamos resguardar as famílias que vão entregar seus animais para a Prefeitura castrar. Se essas famílias não têm condições de arcar com os custos de uma castração, é pouco provável que terão condições de custear as despesas do animal caso tenha complicações após a cirurgia”, defende a vereadora.

 

        Conforme a justificativa da emenda, apesar de ser raro, animais que se submetem a castração pode ter complicações como hemorragia interna, vômito e diarreia, problemas na cicatrização e abertura de pontos, infecções e, até mesmo, óbito. O texto ainda diz que, segundo especialistas, essas complicações são ocasionadas, em sua maioria, por erros médicos.

 

        “Por isso é muito importante que haja na lei a garantia de que as famílias serão amparadas pelo Poder Público em eventuais casos de complicações pós-cirúrgicas”, reforça a vereadora.

 

       A emenda deve ser analisada pela assessoria jurídica da Câmara e, posteriormente, levada ao plenário para análise e votação dos parlamentares.

 

Combate ao COVID-19

Colabore no combate ao COVID-19

Siga as nossas redes sociais

Facebook  YouTube  Instagram

Acompanhe o processo legislativo da Câmara

SAPL

Ouvidoria

Ouvidoria

Transmissões ao vivo - Clique para assistir

YouTube-libera-transmissão-de-vídeo-ao-vivo-pelo-celular – Sitre – Simpósio  Internacional