Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova projeto que reduz carga horária de servidor que tem filho portador de necessidades especiais

Câmara aprova projeto que reduz carga horária de servidor que tem filho portador de necessidades especiais

por driely.pinotti — publicado 09/07/2019 09h40, última modificação 09/07/2019 12h44
09 de Julho de 2019

Cinco Projetos de Leis foram discutidos e votados, durante sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (08). Entre as proposituras, o PL Nº 954/2019, que trata da diminuição da carga horária dos servidores públicos que possuem filhos portadores de necessidades especiais. A matéria, de autoria do vereador Miley Alves (PV), prevê a redução de 50% das horas do expediente diário, sem que haja desconto salarial. Ela foi aprovada com um voto contrário e segue para sanção do prefeito.

O beneficio só poderá ser efetivado após avaliação médica, aprovada pela perícia médica do município, para que haja a constatação da real necessidade de afastamento do servidor. No caso, em que ambos os pais sejam servidores públicos municipais, a redução será assegurada somente a um deles. Além desses requisitos, o ato da redução da carga horária deverá ser renovado periodicamente, não podendo sua validade se estender por mais de 90 dias.

De acordo com o projeto, compreende como pessoas portadoras de necessidade especiais, aquelas que possuem limitação ou incapacidade para o desempenho de atividade e se enquadra nas seguintes categorias: deficiência física, auditiva, visual, mental e múltipla.  

Durante a discussão da matéria, o vereador Miley, destacou a importância do benefício aos servidores efetivos e comissionados. “O projeto de lei está fundamento na Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e acompanha a Lei Federal e estadual. Meu objetivo é regulamentar esse direito do servidor público a nível municipal. Gostaria ao vereador Piru, que deu parecer favorável na tramitação da propositura nas comissões”.

O vereador Manoel Mazzutti (MDB) salientou que entende a situação das pessoas nessa condição, mas que nas comissões votou separado e contrário, por entender que o PL tem vício de iniciativa. “Também vejo o lado do Poder Público, porque se estende aos comissionados e efetivos. Por exemplo, o funcionamento da Casa Legislativa é de 30 horas, com a aprovação da matéria o servidor trabalharia 15. Entendo a necessidade da pessoa acompanhar o filho e acho muito válido, mas com todo respeito ao nobre colega, essa é minha justificativa por votar contrário”.

Para Antônio Marcos, Piru (PP), esse tipo de legislação é fundamental, “pois vivemos mais de omissão do que de direito assistido. Quem tem filho portador de necessidade especiais precisa de mais tempo para cuidar, porque o Poder Público não cumpre com o dever de assistir o cidadão com vaga na creche e escola.”, disse.

A vereadora Carmen Betti (PSC) afirmou que acompanhou algumas pessoas que vivem essa realidade e, que regulamentar esse direito adquirido por meio de uma lei municipal é muito importante. “Sabemos que já existe uma lei federal e estadual e que era preciso regulamentar com uma legislação municipal. Quando os pais entram na justiça em busca desse direito, eles normalmente ganham a causa”.

A vereadora Iva Viana (PDT) afirmou ser favorável a matéria, pois entende a dificuldade dos pais com filhos portadores de necessidade especiais. Já o presidente da Casa, Paulo Márcio (DEM) comentou que muitos assuntos ficam ociosos por causa da falta de iniciativa. “Parabéns ao vereador Miley pela matéria. Vamos aprovar e encaminhar ao prefeito para sanção. Caso ele, não concorde que revogue, mas é um PL muito importante que está amparado em leis federal e estadual”.

 Moção de Aplausos

Vinte de três agentes penitenciários da Cadeia Pública de Primavera do Leste foram homenageados, durante a sessão ordinária. A honraria, concedida pelo vereador Luis Costa, é uma forma de agradecer os relevantes serviços prestados à comunidade.

 

Combate ao COVID-19

Colabore no combate ao COVID-19

Siga as nossas redes sociais

Facebook  YouTube  Instagram

Acompanhe o processo legislativo da Câmara

SAPL

Ouvidoria

Ouvidoria

Transmissões ao vivo - Clique para assistir

YouTube-libera-transmissão-de-vídeo-ao-vivo-pelo-celular – Sitre – Simpósio  Internacional