Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova quatro projetos em Sessão Extraordinária

Câmara aprova quatro projetos em Sessão Extraordinária

por driely.pinotti — publicado 11/10/2019 12h05, última modificação 11/10/2019 13h13
11 de Outubro de 2019

Em sessão Extraordinária, realizada nesta manhã de sexta-feira (11), os vereadores da Câmara Municipal de Primavera do Leste aprovaram quatro Projetos de Leis. Dois tratam do aumento da remuneração dos cargos de almoxarife e dos técnicos em saúde bucal. Já o de Nº 1005/2019 permite a Prefeitura a realizar doação de postes de luminárias para a região do Vale Verde, permitindo mais segurança e infraestrutura para a localidade.

Durante a discussão do PL Nº 991/2019, que estabelece uma nova remuneração para o cargo de almoxarife, o vereador Kinha Juriti, demonstrou a satisfação em poder votar a propositura. Ele ainda defendeu que o Executivo, encaminhe a Casa de Lei um projeto que  aumente a remuneração dos borracheiros. “Sabemos da importância desses profissionais para o bom funcionamento da Secretaria de Infraestrutura e, também, conhecemos os riscos enfrentados por eles, pela realização dessa atividade”, disse.

A vereadora Carmen Betti (PSC), enalteceu o trabalho dos técnicos em saúde bucal e comentou que “foi através da união e companheirismos de vocês que, hoje, por meio da aprovação do PL Nº 992, que vai estabelecer uma nova remuneração para categoria que, a valorização profissional, irá acontecer”, afirmou. Ela ainda mencionou o empenho da Câmara Municipal que abraçou a causa e, “por entender a importância dessa função para saúde pública de nosso município, fizemos uma força tarefa nas comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamentos, para que pudéssemos votar a matéria”.

O líder do prefeito, o vereador Manoel Mazzutti (MDB), registrou que o aumento é “a quem do que gostaríamos, porém, não conseguimos avançar e, não foi por falta de vontade política, mas por questões técnicas de limite prudencial de folha. Infelizmente foi herdada uma folha de pagamento bastante defasada e não se consegue fazer tudo de uma única vez. Gostaríamos de chamar mais categorias para conceder aumentos, mas infelizmente não foi possível. Inclusive, na condição de líder do prefeito, sei que ele não esquece em nenhum momento da necessidade de reestruturar os salários de todos os cargos do executivo municipal”.

O vereador Antônio Marcos, o Piru, (PP), ressaltou que “o parlamento nunca fechou os olhos para os servidores. Mas o diferencial é que no passado não se construía como se constrói hoje e precisamos frisar que é competência do Executivo com respaldo do Legislativo, que também tem se desdobrado por entender a importância de respeitar e valorizar os servidores”.

Projeto de Lei Nº 1005/2019

Essa propositura que trata da doação de postes de luminárias para a região do Vale Verde foi aprovado por unanimidade pelo parlamento. Conforme a vereadora Carmen Betti, a doação trata de 50 braços de luminárias que serão destinadas as associações da região do Vale Verde. “Essa propositura foi pauta de uma discussão por não conter na justificativa a necessidade do Caráter de Urgência, já que entrou para tramitação nesta segunda (07). Porém, sabemos da importância e o quanto esses equipamentos irão beneficiar a população daquela região”, frisou. A parlamentar ainda reforçou o trabalho das comissões na tramitação da propositura.

O vereador Piru comentou que naquela localidade moram mais de seis mil famílias. “Se falarmos em termos geográficos, sabemos que a região pertence a Poxoréu, porém, a maioria dos moradores são primaverenses. Trabalham, estudam e fomentam a economia local. Por isso, precisamos olhar com atenção e respeito à essas famílias”. Para o líder do prefeito, Manoel Mazzutti, “a iluminação pública reflete em muitas coisas, principalmente, em segurança pública, que é um dos clamores da sociedade. Não tenhamos dúvidas que essa parceria vai beneficiar muitos os moradores”.

O parlamentar Carlos Araújo (PP) parabenizou os prefeitos Leonardo Bortolin e Nelson Paim por essa parceria. “Essa parceria demonstra que é com união que as coisas acontecem”.