Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara realiza Sessão Solene em homenagem às mulheres

Câmara realiza Sessão Solene em homenagem às mulheres

por driely.pinotti — publicado 15/03/2019 13h59, última modificação 15/03/2019 13h59
15 de março de 2019

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, é uma data anualmente reconhecida e comemorada pela Câmara Municipal de Primavera do Leste. Uma Sessão Solene é realizada para homenagear mulheres que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento do município. Nesta quinta-feira (14), 44 mulheres receberam o título de Mulher Cidadã, uma das honrarias do Poder Legislativo. Na noite especial ocorreu um marco histórico, o presidente Paulo Márcio (DEM), quebrou o protocolo ao convidar a vereadora Carmen Betti (PSC) para presidir a Sessão Solene. Essa foi à primeira vez na história do Poder Legislativo primaverense que uma sessão foi presidida por mulher.

Conforme o presidente Paulo Márcio (DEM), a vice-presidente da Casa, tem realizado um trabalho engajado, em conjunto com a bancada feminina, na defesa das políticas públicas voltadas às mulheres. “Foi um dia especial e dedicado para nossas mulheres. Nada mais justo do que termos uma mulher presidindo a sessão e, nossa vice-presidente ao lado das vereadoras Iva Viana (PDT) e Edna Mahnic (PT) representam a Câmara em diversas ações de enfrentamento e de defesa dos direitos das mulheres”, disse.

Após a abertura da sessão, a vice-presidente Carmen discursou que a solenidade é uma forma de reconhecer os importantes serviços prestados por estas figuras femininas em diversos setores da sociedade. “Estamos vivenciando conquistas importantes,  porque tivemos pessoas na história que fizeram mais do que deveriam fazer. Foram além das obrigações. Entre essas pessoas, existem mulheres destemidas, corajosas e guerreiras” salientou utilizando o exemplo da Bíblia, em que discursou sobre histórias de integridades de mulheres; como Rainha Ester, Maria, Rute entre outras.

Para vereadora Edna Mahnic (PT) as homenageadas representam todas as mulheres da sociedade primaverense. Na oportunidade, ela ainda comentou que a busca por igualdade deve se entender pelos 365 dias. “Mulheres e homens em um mesmo patamar de respeito e conhecimento. Esse é o meu desejo; o de construir uma sociedade com igualdade”, frisou. Na oportunidade, a parlamentar convidou as mulheres e público presente a participar da audiência pública, que será realizada no dia 27 deste mês, para debater políticas públicas de enfrentamento a violência e a defesa dos direitos das mulheres. “A audiência faz parte de um conjunto de ações realizadas pela Sala da Mulher, que tem sido construído a muitas mãos, com participação de todos os vereadores, instituições públicas e privadas e sociedade civil organizada”.

A 3ª secretária, a vereadora Iva Viana (PDT) salientou que foi uma noite em que, mais do que celebrar, a solenidade reafirma o compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, por mais representatividade nos espaços de poder, igualdade de oportunidades e combate a violência.

O prefeito Léo Bortolin (MDB), que ao lado da noiva Ester Minosso, participou do evento e, no uso da palavra, enfatizou que as mulheres tem trilhado um caminho de destaque em diversos segmentos. “Fico feliz em participar deste momento importante, em que grandes mulheres do nosso município são homenageadas. Mulheres que merecem nossa admiração e respeito”, afirmou.