Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ao meio ambiente, Câmara Municipal realiza ação no Rio das Mortes

por driely.pinotti — publicado 20/06/2019 17h10, última modificação 20/06/2019 17h30
Ação foi realizada nesta quarta-feira (19), por meio do Programa Câmara Sustentável

Os impactados negativos que o homem provoca na natureza são cada vez mais evidentes. A poluição, o acúmulo de resíduos sólidos e a diminuição rápida da biodiversidade são apenas alguns dos problemas ambientais da atualidade. Com o objetivo de unir esforços e conscientizar a população sobre a importância da preservação e recuperação do meio ambiente, a Câmara Municipal de Primavera do Leste, realizou nesta quarta-feira (19) uma ação, no Rio das Mortes, com a soltura de um milheiro de peixes, da espécie tambaqui, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, para mostrar aos cidadãos, que são pequenas ações que mudam a realidade de uma sociedade.

Conforme o presidente Paulo Márcio (DEM), a iniciativa é uma forma de germinar atitudes em favor do meio ambiente e semear a cultura da educação ambiental. “Precisamos fazer nossa parte como cidadão, porque antes de sermos vereadores, somos cidadãos com obrigações e responsabilidades. O Poder Legislativo tem sido palco, diariamente, de discussões que buscam construir modelos de desenvolvimento econômicos sustentáveis e tem deixado às estruturas físicas do parlamento e realizado ações efetivas de conscientização”, explicou.

Ele ainda destacou que pensar nos danos ambientais é uma tarefa das mais complexas, porém impostergável. “Por isso, temos buscado sensibilizar as pessoas a promover ações que visam controlar os problemas ambientais, e foi com esse objetivo que implantamos o Programa Câmara Sustentável, onde criamos uma política de responsabilidade socioambiental dentro dos princípios da economicidade e uso consciente de tudo o que é usado na rotina dos servidores e vereadores. Por meio deste programa, temos refletido sobre o modo em que atuamos no dia a dia, sobre o poder que temos em mãos, embora nem sempre tenhamos consciência disso. Mas somos nós que podemos contribuir, através de nossas escolhas cotidianas, a reduzir os impactos negativos causados ao meio ambiente, na economia, na sociedade e no nosso bem-estar”, frisou.

Para a vice-presidente da Casa, vereadora Carmen Betti (PSC) toda a população tem direito a um meio ambiente equilibrado, que é um bem coletivo e essencial para a qualidade de vida. “É tarefa do poder público defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações, e, esta ação de soltar esses peixes no rio, demonstra que o Legislativo tem cumprido o seu papel, de buscar valorizar, recuperar e construir políticas públicas para a sustentabilidade”, salientou.

Segundo o vereador Luis Costa, 2º vice-presidente, com o crescimento da população e dos níveis de consumo, estima-se que em 2050 sejam necessárias quase três Terras para dar conta das demandas do nosso estilo atual de vida. “Entendo que todos têm que contribuir para que a sociedade caminhe rumo à sustentabilidade. Soltar os peixes no rio também é uma forma de chamar atenção da comunidade a refletir sobre a importância da harmonia entre a conservação da natureza e desenvolvimento socioeconômico”, disse.

Para a vereadora Iva Viana, a ação e programa Câmara Sustentável, “é uma maneira de contribuir para sensibilizar sobre a importância de recuperar o nosso meio ambiente. Temos que trabalhar o engajamento e trazer a população para, juntos, fazermos as mudanças efetivas”, afirmou.

Segundo a vereadora Edna Mahnic (PT) “a Câmara é um exemplo para sociedade. Nós somos os legisladores e precisamos ter esse cuidado com o meio ambiente, porque o que fazemos hoje, é o futuro. Além disso, precisamos buscar o equilíbrio ambiental”, reforçou.

O vereador Miley Alves (PV) salientou que “essa mobilização dos servidores e vereadores em busca de fazer algo consciente ao meio ambiente é de muita grandeza. O que mostra a responsabilidade de nós, enquanto cidadão, fazermos a nossa parte”.

Na concepção vereador Carlos Araújo (PP), para que uma sociedade sustentável exista de verdade, ele acredita que é necessária a ação de todos, tanto do governo na elaboração de leis quanto da população para conservação dos recursos naturais. “Como representantes do povo, precisamos dar a iniciativa para que a população possa nos acompanhar e entender a importância de cuidarmos do meio ambiente. Dessa forma, devemos plantar árvores, economizar água, diminuir o consumismo exagerado, produzir menos lixo, reciclar e assim por diante”.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado em 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia, a Organização das Nações Unidas (ONU). A data é importante para conscientizar a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.