Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Capitã dos Bombeiros se reúne com Vereadores e novo quartel será referência em MT

por adm publicado 03/09/2018 16h16, última modificação 03/09/2018 16h16
31 de Março de 2015

Na tarde desta terça-feira, 31, no gabinete da presidência foi realizada reunião entre os vereadores e a comandante do Corpo de Bombeiros de Primavera, capitã Aline Novack.

A reunião que tratou de assuntos relacionados a estrutura dos Bombeiros em Primavera, efetivo, atendimentos, demandas, regulação do serviço do SAMU, dentre vários outros assuntos, teve como assunto principal projeto de construção da nova sede dos Bombeiros na cidade.

Conforme a capitã Aline, o projeto segue em estruturação – “…já estivemos reunidos com o prefeito Érico Piana, apresentamos o pré-projeto e ele nos sinalizou positivamente, onde agora iremos finalizar o projeto, encaminhar ao Executivo e este deve mandar à Câmara. Se unirmos forças e conseguirmos tirar do papel esse projeto, teremos em Primavera um quartel modelo para o Estado e País, uma estrutura completa, uma obra arrojada que irá fortalecer os projetos e trabalhos dos Bombeiros em Primavera e região”, salientou ela.

A área já foi estipulada pelo Prefeito, será entre o Detran e o IML, próximo a Câmara, de frente para av. Cascavel – “…a área a ser doada é adequada, bem posicionada, realmente é um projeto arrojado, uma obra de grande estrutura e porte, condizente com o desenvolvimento da nossa cidade. O atual prédio dos Bombeiros tem uma estrutura deficitária, espaço reduzido, que já não comporta mais o efetivo, parte operacional, enfim, este novo quartel irá imprimir um novo ritmo de trabalhos dos Bombeiros em Primavera. Por isso estamos unindo esforços para que Primavera ganhe um novo quartel que dê tranquilidade para a atuação dos bombeiros e ainda maior agilidade no atendimento à comunidade”, ressaltou o presidente do Legislativo, Josafá Barboza (PP).

O complexo todo terá 3 blocos, conforme pré-projeto, com pisos superiores, onde irão abrigar amplas instalações, auditório, sala de administração, sala de arquivo e análise de projetos, sala de comando para reuniões, galeria dos comandantes, copa e banheiros. No segundo bloco, cozinha, quiosque, sala de aula com parede móvel com capacidade para cerca de 60 alunos, sala para atendimento dos projetos sociais desenvolvidos pelos Bombeiros e uma academia completa.

No terceiro bloco, sala operacional com garagens para as viaturas, rampa de lavagens e desinfecção de ambulâncias, almoxarifado central e de resgate. No piso superior alojamentos operacionais, dos oficiais e demais militares, sala de TV, sala de rádio com comunicação e monitoramento – “…teremos também espaço interno para manobrar as viaturas conforme prevê legislação”, ressaltou Aline.

O complexo também terá área de treinamento completa aos militares para combate a incêndio, técnicas específicas, tanque de mergulho para salvamento aquático e torre para salvamento em altura e espaço de confinamento, pista de corrida e caminhadas – “…esse quartel será modelo, tem tudo que os Bombeiros militares precisam para desempenharem um trabalho de qualidade à população”, reforça ela.

A previsão é que até o final de 2016 a obra esteja pronta para ser entregue a municipalidade. Com um quartel nessa formatação, conforme a Capitã, há possibilidades do pólo Primavera também receber militares para a formação quando em concurso.