Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / CPI contra Águas de Primavera é tema de discurso durante grande expediente

CPI contra Águas de Primavera é tema de discurso durante grande expediente

por driely.pinotti — publicado 01/10/2018 22h35, última modificação 02/10/2018 10h28
01 de Outubro de 2018

O Grande Expediente é o momento em que os vereadores abordam diversos assuntos utilizando a Tribuna do Plenário. Confira o que os parlamentares da 9º Legislatura explanaram durante a sessão ordinária desta segunda-feira (01): 

araujo.JPG


Esporte: O vereador Carlos Araújo (PP) parabenizou o prefeito Leonardo Bortolin pela elaboração do projeto de Lei, que será encaminhado à Câmara Municipal, que cria a Secretaria de Esporte e Lazer. Em sua concepção, o município tem diversas modalidades esportivas, que é destaque no estado e em outros países. O parlamentar, na oportunidade, também voltou a defender a criação da Secretaria de Trânsito. “Acredito que as coisas acontecem uma de cada vez. O que vemos são melhorias significativas à população, mas precisamos continuar a buscar mais, principalmente, melhorias no trânsito”, disse.

Cultura: O vereador Carlos Instrutor (PSD) comentou sobre a 3ª Conferência Municipal de Cultura, que discutiu assuntos relacionados a cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social, além de eleger os novos integrantes do Conselho Municipal para o biênio 2019/2020. “Parabenizo o secretário Wanderson Lana e toda a equipe da Secretaria pelo evento de grande importância na construção de políticas públicas”, salientou.

carmen.JPG


Corpo de Bombeiro - A vereadora Carmen Betti (PSC) voltou a defender a melhoria na estrutura e em melhores condições de trabalho à companhia do Corpo de Bombeiro. Conforme a parlamentar, apesar da dificuldade de espaço físico, falta de viatura e estrutura, a instituição tem realizado um excelente trabalho a comunidade primaverense e aos municípios vizinhos. Na oportunidade, ela salientou que realizará algumas ações para auxiliar a corporação em desenvolver cada dia melhor sua função e trabalho.

Kit gay - A vereadora Edna Mahnic (PT) dialogou sobre o Kit Gay e as mentiras sobre ele. Segundo a parlamentar, nos últimos tempos tornou rotineiras as denúncias envolvendo a suposta existência de um kit, destinado a ensinar práticas homossexuais aos alunos das escolas da rede pública do Brasil. “O papel da escola é fazer aquilo que a maioria dos pais não tem condição de fazer, explicar aos filhos, segundo o critério cientifico, a evolução do corpo humano, que se modifica em pouco tempo. A abordagem dos pais não acontece de forma natural e acaba atrapalhando o diálogo. Por isso, a escola entra em cena, levando informações sobre higiene,  gravidez, uso de camisinha e noções de comportamento, entre outros. A escola não ensina nenhum aluno a ser homossexual, apenas conversa a respeito, orienta a agir com respeito diante da realidade, com o próximo e consigo mesmo”, disse.

nhonho.JPG

Voto Consciente - O vereador Elton Baraldi (MDB) comentou da proximidade das eleições 2018 e ressaltou a importância do voto consciente. “O governador atual não fez nada pelo nosso estado e município. Temos a possibilidade de mudar o rumo de nosso país. Sabemos o que não deu certo no passado, por isso, precisamos votar de forma consciente. Temos na Casa dois candidatos a deputado estadual e outros que tem trabalho prestado pelo nosso município. Peço muita atenção na hora de votar. Vote com seriedade e comprometimento com Primavera do Leste”, salientou.

Iluminação Pública – A vereadora Iva Viana (PDT) solicitou ao Executivo Municipal que seja observado a iluminação pública dos bairros. “Tenho andando muito e existem muitas ruas escuras, com pouca iluminação. Isso gera insegurança à população”, disse. Ela também voltou a defender a implantação do Lar do Idoso no município.

juarez.JPG

Conscientização - O vereador Juarez Barbosa (PDT) mencionou o início das ações do movimento internacional Outubro Rosa, que em sua visão, é extremamente importante, por promover a conscientização da prevenção do câncer de mama. Ainda durante seu discurso, o parlamentar pediu uma atenção especial do Executivo para com a grande São José. Conforme o parlamentar foi realizado o Mutirão de Cidadania, mas as localidades necessitam de melhorias na infraestrutura e limpeza.

luis.JPG

Licitação - O vereador Luis Costa (PR) comentou sobre a Lei de sua autoria, que dispõe sobre a transmissão ao vivo por meio da internet das sessões públicas das licitações presenciais realizadas pelo município. A normativa foi sancionada em agosto pelo Prefeito Léo Bortolin (MDB), mas não tem sido cumprida pelo Executivo Municipal. Segundo o parlamentar, o Ministério Público o informou que foi pedido, pela Prefeitura,  90 dias para se adequar a legislação. “Falo com muita alegria que a Lei de minha autoria será cumprida. Temos que mostrar e tornar as ações públicas cada dia mais transparente, para que assim, possamos prestar contas a cada cidadão”, disse.

manoel.JPG

Habitação e Esporte - O vereador Manoel Mazzutti (MDB) parabenizou a atleta Ana Sátila, que no último final de semana, conquistou um ouro inédito ao Brasil na prova do K1 extremo do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom. “Quero dizer a Ana e sua família que é um orgulho, na condição de primaverense, assistir a competição e vê-la levando o nome de nosso município e país”, destacou. O parlamentar, na ocasião, também comentou do Projeto que será encaminhado a Câmara que tem o objetivo de regularizar as casas do bairro Feliz Natal. Cerca de 60 famílias terão a possibilidade de comprar suas residências, de forma parcelada, com valor acessível. “Essa regularização tem participação decisiva de todos os vereadores, que não aceitaram, na gestão passada, que essas famílias fossem despejadas de suas residências”, frisou.

neri.JPG

Bairro Tuiuiú - O vereador Neri Gaiteiro (PDT) agradeceu o secretário de infraestrutura, Eduardo Woff, pela instalação de um Eco Ponto no bairro Tuiuiú. Ele ainda solicitou que seja realizado um trabalho para melhorar a iluminação na avenida principal da localidade. 


paulo.JPG

Festival de Comida de Rua - O vereador Paulo Márcio (DEM) parabenizou a Secretária de Cultura pela conferência, realizada na última semana, que possibilitou a discussão de políticas públicas e a formação de novos integrantes do Conselho. Na oportunidade, ele também comentou sobre o Festival de Comida de Rua, que movimentou o município, no final de semana.

miley vv.JPG

Eleições -  O presidente da Câmara Miley Alves (PV) comentou do momento importante que vive o Brasil. “É importante que façamos escolhas corretas para que nossa população possa ser bem representada. Nosso município é um polo regional e referência em nosso estado. Primavera não pode ficar de fora do contexto político estadual, inclusive, essa é uma das minhas maiores preocupações. Não podemos perder espaços e benefícios por não ter quem nos represente”, finalizou.

piru.JPG

CPI - O vereador Antônio Marcos, Piru (PP) falou sobre o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a concessionária Águas de Primavera, responsável pelo abastecimento de água e esgoto. Na ocasião, ele solicitou que o jurídico do Executivo Municipal participe do processo da CPI. “O contrato dá total responsabilidade ao Executivo de fiscalizar e tomar medidas contra a empresa, que não tem prestado um serviço de qualidade à comunidade. Não estou transferindo responsabilidade, porque já está estabelecida. Precisamos que o prefeito também tenha preocupação com essa situação e, além disso, que tenha responsabilidade de abraçar essa causa e dar uma resposta para a sociedade”.

Combate ao COVID-19

Colabore no combate ao COVID-19

Siga as nossas redes sociais

Facebook  YouTube  Instagram

Acompanhe o processo legislativo da Câmara

SAPL

Ouvidoria

Ouvidoria

Transmissões ao vivo - Clique para assistir

YouTube-libera-transmissão-de-vídeo-ao-vivo-pelo-celular – Sitre – Simpósio  Internacional