Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Crocodilo sugere que parte do dinheiro economizado pela Câmara seja destinado as zerar a fila das cirurgias eletivas

por ASCOM publicado 27/10/2021 10h38, última modificação 27/10/2021 10h38

Esses procedimentos ficaram suspensos há mais de um ano por determinação do Estado

Preocupado com o número de pessoas que aguardam em fila por uma cirurgia eletiva, o vereador Sérgio Crocodilo (DEM), protocolou uma indicação sugerindo que seja destinado parte do valor economizado do duodécimo da Câmara Municipal para realização de exames de alta complexidade e cirurgia eletivas. Esses procedimentos ficaram suspensos há mais de um ano, por determinação do Decreto nº 413, de 18/03/2020, do Governo do Estado de Mato Grosso, que estabeleceu o cancelamento das cirurgias eletivas como medida de enfrentamento da emergência do coronavírus.

De acordo com o democratas, a sugestão tem o objetivo de zerar a fila de espera desses procedimentos que são realizados pelo estado. “As cirurgias eletivas são importantes, pois garantem que um caso não vire uma urgência. No entanto, passamos por um momento delicado de pandemia e houve uma ordem exclusiva para segurar esses procedimentos e deixar o leito hospitalar para os pacientes da Covid-19. Nosso município prestou assistência de saúde não apenas aos moradores de Primavera do Leste, mas de toda região”, comentou.

Sérgio Crocodilo entende a necessidade de zerar a fila o quanto antes – e esse recurso economizado pela Câmara Municipal permitirá a realização desses procedimentos cirúrgicos em nossa cidade, além de auxiliar o estado que não tem conseguido suprir a demanda”, ressaltou o vereador.

Ele ainda salientou que a Câmara não pode repassar recursos financeiros de suas dotações orçamentárias, sob pena de afrontar o princípio da legalidade, porém, a Casa Legislativa voltada a valorização do dinheiro público não utilizou todo duodécimo e, por isso, devolverá essa economia aos cofres do Poder Executivo.