Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dezembro Vermelho: Karla da Saúde ressalta importância da luta contra a Aids/HIV

por ASCOM publicado 01/12/2021 13h04, última modificação 01/12/2021 13h04

Chamar a atenção da sociedade a respeito do HIV/AIDS tem sido o objetivo da vereadora Karla da Saúde (PV), durante o mês internacional de luta e prevenção sobre a doença. Como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e outras datas voltadas para a conscientização de uma condição de saúde, o ‘Dezembro Vermelho tem a intenção de levar informações sobre a AIDS e o HIV para conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção; além de combater o preconceito e alertar sobre a importância do tratamento.

A parlamentar destacou que é  importante mostrar para as pessoas que a doença é contraída por meio de relações sexuais desprotegidas, transfusão de sangue e compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como seringas e agulhas. “Ou seja, a Aids não é facilmente transmitida e não existe a necessidade de evitar ou isolar pessoas que vivem com o HIV. A discriminação na década de 80 era muito forte, pois muitos não sabiam como, de fato, se contraía o vírus, mas ainda hoje, mesmo com a facilidade ao acesso à informação em virtude do avanço da internet, muitas pessoas  tem preconceito”, mencionou. Karla ainda comentou que um dos objetivos do Dezembro Vermelho é coibir os estigmas com o conhecimento.

E, dentro desse cenário, de acordo com a pevista, a Pastoral da Aids de Primavera do Leste desenvolve um trabalho de promover a solidariedade, que em sua concepção, é um dos aspectos importantes na luta contra a doença. “Conviver com uma patologia como a AIDS requer muito apoio, otimismo e saúde mental. É nesse foco da empatia e uma postura compassiva que a Pastoral da Aids desenvolve um trabalho em nosso município de combater o isolamento das pessoas soropositivas e estimular a normalidade além de mostrar, que é possível ter uma vida saudável por meio do tratamento, disponibilizado pelo SUS, no Serviço de Atendimento Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento”, disse.

Além disso, Karla da Saúde informou que a campanha da Pastoral da Aids deste ano traz como arte o ‘ser humano’. “As pessoas são o centro de nossas ações. Reconhecendo a pluralidade, a campanha quer reforçar a não discriminação, orientar quanto à prevenção, fomentar o acesso ao tratamento para que não haja mais mortes, com o slogan ‘zero’: zero novas infecções, zero discriminação e zero mortes relacionadas à Aids”.