Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em audiência pública, Câmara debate família como pilar para sociedade estruturada

Em audiência pública, Câmara debate família como pilar para sociedade estruturada

por driely.pinotti — publicado 16/08/2019 11h53, última modificação 16/08/2019 11h53
16 de Agosto de 2019

A Câmara Municipal de Primavera do Leste realizou na noite desta quarta-feira (14) uma audiência pública com o intuito de trazer uma reflexão e buscar mecanismos para fortalecer as famílias e, conseqüentemente, ter uma sociedade mais estruturada. O evento é inserido no cronograma da Semana da Família, promovida pela Igreja Católica, para discutir a temática. O principal assunto abordado foi o questionamento - Família, como vai a tua? -. Romão Viana, agrônomo, gestor de pessoas, foi quem ministrou a palestra que debateu a família como pilar para uma sociedade estruturada. Ele demonstrou a importância da espiritualidade e de criar filhos que sejam melhores e que possam fazer melhor do que a geração atual tem feito.

Durante a explanação, Romão falou sobre a importância do pensar em sucessores e, fundamentalmente em uma ótica de pessoas que façam melhor do que já foi feito. “Definimos o ser bem-sucedido de forma errada, porque é automático pensarmos em coisas matérias. Precisamos pensar em fazer sucessores que façam melhores que nós”. Ele ainda lembrou que para isso acontecer é preciso fortalecer um tripé – inteligência, emocional e espiritual -. “Principalmente a espiritual, que é o que tem nos faltado atualmente. Na medida em que pai e mãe dobram os joelhos estão fortalecendo uma geração”.

Romão Viana palestrante

O questionamento – Família, como vai a sua? – já foi abordado pela Igreja Católica, em 1994, na Campanha da Fraternidade, realizada no período da quaresma. Conforme o padre Eanes, “a família sempre foi uma preocupação para Igreja e, há 30 anos, realiza a Semana da Família. Quando olhamos para família e perguntamos  ‘como está a família?’, podemos resolver problemas que afligem a sociedade. Precisamos discutir a família, de forma pública, tentando buscar leis e acima de tudo colocar Deus dentro desses lares e, mais do que isso - tomar consciência que somos responsáveis por construir uma sociedade estruturada”.

Mesa de honra formada para debater a família

Para o vereador Juarez Faria Barbosa (PDT), autor da propositura que requereu a audiência na Casa de Leis, a família é um patrimônio nacional. “Precisamos discutir e traçar os caminhos para que possamos fazer a construção de uma família sólida e estruturada, porque é assim que vamos mudar a nossa realidade”. Ele ainda lembrou que quando se pensa em família, é preciso pensar necessariamente na violência doméstica que cresce a cada dia. “Temos que mudar esses indicadores de agressões contra mulheres. Isso demonstra que a família não vai bem e, se a família não vai bem, a sociedade não é sólida”.  

O representante da Igreja Evangélica, Pastor Rubem Grubert, comentou que “o Brasil é uma nação abençoada e estamos entre as seis maiores nações do planeta, mas quando falamos de violência, estamos na 116ª posição no ranking mundial. Estamos vivendo tempos difíceis e isso é preocupante. Temos que estar atento revendo conceitos e princípios”.

Pastor Rubens representante da Igreja Evangélica

Na ocasião, a secretária de Assistência Social, Márcia Rotilli, afirmou que o Poder Público se preocupa com a família, principalmente a Pasta em que atua, priorizando políticas públicas que trabalham as relações familiares. “Em nossos atendimentos fortalecemos os vínculos, para enfrentar todas as questões relacionadas a violência domestica. Entendemos que “fortalecer a proteção da família é transformar a sociedade”.

Dados de violência contra mulher são alarmantes,

em Primavera do Leste

Carmen Betti

Presidindo a audiência pública, a vice-presidente, Carmen Betti (PSC) explanou alguns dados do município, levantados pela Promotora Nayara Scolfaro, que mostrou registros de violência contra mulher crescendo absurdamente a cada ano. “De janeiro até dezembro de 2018, 313 atendimentos da Polícia Militar foram de ocorrências a agressões contra mulher. Esse número totaliza 15% das ocorrências. Já em 2019, até junho, foram registrados 119”. Ela ainda relatou que o Conselho Municipal da Mulher realizou 63 atendimentos esse ano, enquanto no ano passado, de janeiro a dezembro, foram 136. “E para que possamos melhor entender a gravidade, na Vara Criminal da Comarca de nosso município tramitam só neste ano 507 processos e 326 procedimentos”.

Para a parlamentar, a violência domestica tem prejudicado muito as famílias. “É importante discutirmos com autoridade, igrejas e instituições. Precisamos unir forças para mudar a realidade. Temos que fazer uma força tarefa, porque isso em refletido em outras áreas da sociedade”.  

 Supere-se

Sirlei Theis palestrante

 A audiência pública também contou com a palestrante Sirlei Theis, que é advogada, gestora pública, palestrante, treinadora comportamental e foi candidata a vice-governadora do Estado de Mato Grosso, nas eleições de 2018. Ela que sofre violência durante anos alertou os participantes das várias formas de violência e contou a sua história de vida.

Segundo Sirlei, a mulher vítima de violência passa por um ciclo até chegar nas agressões físicas. “Existem sinais que demonstram que a mulher é vítima de um relacionamento abusivo. Primeiro começa com um ciúme excessivo, mas que se assemelha bastante com o excesso de autocuidado; em seguida surge a invasão de privacidade; chantagem; destruição da autoestima; invalidação de sentimentos e comunicação; controle financeiro; entre outros.”

Sirlei reitera que esse é o funcionamento do ciclo até chegar à fase de violência física. Para ela, a mulher muitas vezes demora em quebrar o ciclo porque tenta salvar o casamento, por ser ensinada que casamento é pra vida toda. Na oportunidade, ela apresentou o projeto criado por ela “supere-se” que tem o objetivo de realizar um trabalho de prevenção e de minimizar os números de mulheres agredidas, fortalecendo o público feminino e levando informação. 

 

Combate ao COVID-19

Colabore no combate ao COVID-19

Siga as nossas redes sociais

Facebook  YouTube  Instagram

Acompanhe o processo legislativo da Câmara

SAPL

Ouvidoria

Ouvidoria

Transmissões ao vivo - Clique para assistir

YouTube-libera-transmissão-de-vídeo-ao-vivo-pelo-celular – Sitre – Simpósio  Internacional