Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em sessão ordinária, vereadores falam sobre infraestrutura, saúde e privatização da MT-130

Em sessão ordinária, vereadores falam sobre infraestrutura, saúde e privatização da MT-130

por driely.pinotti — publicado 16/10/2019 10h25, última modificação 16/10/2019 10h24
16 de Outubro de 2019

A 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (15) teve pauta única. Os parlamentares discutiram, votaram e aprovaram, com um voto contrário do vereador Luis Costa (PR), o Projeto de Lei Ordinário, de Nº 988/2019, que trata da substituição integral dos anexos I, II, III, VIII e IX do Plano Plurianual, instituído pela Lei Municipal n.° 1.694 de 24 de outubro de 2017.

Durante o grande expediente, os parlamentares usaram a tribuna para debater diversos assuntos de interesse público, entre eles as obras que estão sendo realizadas no município. O vereador Miley Alves (PV) ressaltou a parceira entre  os Poderes Executivo e Legislativo de Primavera do Leste e Poxoréu em busca de atender as reivindicações da comunidade da região do Vale Verde, Nova Poxoréu e adjacências. “Fico muito feliz em ver essa parceria e, mais ainda, poder saber que aquela região está sendo beneficiada”, disse ele sobre o trabalho de recuperação das estradas que passam pelos sete assentamentos.

As máquinas iniciaram os trabalhos na última sexta-feira (11) e cerca de 30 quilômetros de estradas serão recuperados. O vereador Antônio Marcos, Piru, (PP) também comentou sobre esse investimento. “A gente fica feliz em ver os poderes se desdobrando para solucionar os problemas”. Na ocasião, ele ainda solicitou ao secretário de infraestrutura que seja dada uma atenção especial na entrada do Vale Verde.

Com essa recuperação, conforme explica o vereador Carlos Instrutor (PSD), as estradas por onde passam os ônibus escolares receberão cascalhos. “Essa manutenção reduz a poeira que atrapalha no dia a dia dos moradores, torna a via mais segura e evita que as estradas fiquem intransitáveis durante o período de chuva, possibilitando a trafegabilidade do transporte escolar”.

A vereadora Carmen Betti (PSC) comentou de uma vista as obras na região do Vale Verde, ao lado dos colegas vereadores de Primavera e Poxoréu e prefeitos dos dois municípios. “É muito bonito ver essa união e os poderes trabalhando com comprometimento e seriedade para atender a comunidade. É um sonho tornando-se realidade. Ficamos felizes em ver as equipes trabalhando e a harmonia entre os presidentes das associações”.

O presidente da Casa, vereador Paulo Márcio (DEM) destacou que embora as terras pertençam ao município de Poxoréu ficam mais próximas de Primavera. “As pessoas que moram naquela localidade contribuem com os impostos de nosso município. Por isso, é necessária essa cooperação entre os dois municípios. A Câmara se sente entusiasmada em fazer parte dessa parceria, porque sabemos que os resultados alcançados serão de grandes benefícios à comunidade”.

Obras do Interior

Uma visita feita pelos vereadores a estrada PMV 200 para acompanhar a substituição de pontes de madeiras por aduelas, sobre o córrego corredeira, também foi um dos temas abordados durante a sessão. O parlamentar Elton Barldi, Nhonho, (MDB) comentou que a iniciativa é uma parceria entre os produtores e a Prefeitura. “A manutenção das pontes de madeira gera muito custo aos cofres públicos e, além disso, quando elas foram feitas não existia o caminhão sete e nove eixo, o maior que existia na época, era a carreta. Então, a estrutura não aguenta tanto peso e, isso faz com que a manutenção seja necessária em um tempo menor. Essa substituição vai gerar uma economia aos cofres públicos”, afirmou.

O vereador Miley Alves (PV) também comentou esse trabalho que auxiliará no escoamento da safra. “Além dessa do córrego corredeira, a previsão é de que mais cinco pontes sejam substituídas em parceria com os produtores rurais”.  Sobre esses investimentos, o parlamentar Antônio Marcos, o Piru, (PP), confessou que “voltei dessas visitas motivado, porque acredito que estamos no rumo certo. Isso porque, sabemos dos transtornos dessa substituição das pontes de madeiras e do quanto se gasta para mantê-las trafegáveis e, com a colocação das aduelas, zeramos os custos”, disse.

Pinturas de faixas e sinalização de vias

Os vereadores Carlinhos Instrutor e Miley Alves parabenizaram o Executivo pelo início dos trabalhos de ampla revitalização nas pinturas de faixas e demais sinalizações horizontais, que irão deixar o trânsito da cidade mais seguro.

Dengue

A vereadora Carmen Betti (PSC) destacou o trabalho da Sala de Combate a dengue. “Os números de foco de dengue tem sido assutadores, apenas no centro foram encontrados 14. Isso é preocupante e precisamos fazer uma força tarefa para combater esse mosquito. Temos que unir forças e cada cidadão fazer a sua parte. Um plano de contingência foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e esperamos não ter que usá-lo”. Ela ainda informou que os integrantes da Sala de Combate realizarão uma ação no bairro Centro Leste, local que tem grande índice.

Professores

A vereadora Edna Mahnic (PT), usou seu tempo em tribuna para falar sobre a importante função do professor. “Neste mês comemoramos o Dia do professor. Esse profissional atua na vida de todas as pessoas. Todos dizem que a escola é o segundo lar e que eles são o segundo pai ou mão. Porém, eles são também os melhores amigos, enfermeiras, psicólogos, entre outras. O educador merece nosso respeito todos os dias, pois sua função da sociedade é transformadora e tem como base o amor e conhecimento”.

Privatização MT-130

O vereador Manoel Mazzuti (MDB) comentou da audiência pública realizada em Paranatinga para debater a concessão do trecho de 140,6 quilômetros da rodovia MT-130, entre Primavera do Leste e Paranatinga. “Fico preocupado com os caminhos que o Governo está trilhando para que essa privatização aconteça. Essa concessão inviabiliza a produção local porque vai ficar muito mais caro para o produtor. Precisamos de uma boa rodovia e, por isso, defendo do PPP caipira”.

Combate ao COVID-19

Colabore no combate ao COVID-19

Siga as nossas redes sociais

Facebook  YouTube  Instagram

Acompanhe o processo legislativo da Câmara

SAPL

Ouvidoria

Ouvidoria

Transmissões ao vivo - Clique para assistir

YouTube-libera-transmissão-de-vídeo-ao-vivo-pelo-celular – Sitre – Simpósio  Internacional