Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo adere campanha Outubro Rosa

Legislativo adere campanha Outubro Rosa

por driely.pinotti — publicado 02/10/2018 13h10, última modificação 02/10/2018 13h07
02 de Outubro de 2018
Legislativo adere campanha Outubro Rosa

Fonte: Internet

A Câmara Municipal de Primavera do Leste adere, neste mês, à campanha mundial Outubro Rosa, que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A doença é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres brasileiras, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Durante todo esse mês, em alusão ao movimento internacional criado em 1990, nos Estados Unidos, o Portal institucional do Poder Legislativo terá no layout a cor rosa. Ações de conscientização, como palestras, serão realizadas com as servidoras da instituição e o prédio terá iluminação rosa, a partir da próxima semana.

Você sabe como tudo começou?

O movimento nasceu nos Estados Unidos, após a Fundação Susan G. Komen for the cure organizar uma corrida para arrecadar dinheiro e alertar sobre o câncer de mama. Os participantes desse evento utilizaram um laço rosa na altura do peito e, por isso, hoje, se se tornou símbolo da campanha. A partir disso, a corrida acontecia todos os anos, até que, em 1997, outras cidades do país aderiram a campanha e outubro ficou conhecido como o mês do câncer de mama.

No Brasil, o primeiro vestígio da campanha Outubro Rosa aconteceu em 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante o mês. Essa ideia partiu de um grupo de mulheres que queriam trazer as ações da campanha para o pais. Mas foi só em outubro de 2008 que diversos monumentos espalhados pelo Brasil ficou colorido de Rosa, como a estátua do Cristo Redentor, assim o movimento ganhou força em terras brasileiras.

Conscientização

Os dados do Instituto Nacional do Câncer mostra que o de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres. Ele representa 28% dos casos de câncer por ano. A campanha Outubro Rosa é uma lembrança de que as mulheres precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o prognóstico.