Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo de Primavera do Leste participa da XIX Marcha dos Vereadores e Vereadoras do Brasil.

por fabricio.costa@primaveradoleste.mt.leg.br — publicado 14/12/2020 13h46, última modificação 14/12/2020 13h46

A marcha é uma mobilização nacional que a União dos Vereadores do Brasil (UVB) promove anualmente para defender o municipalismo e o fortalecimento do poder legislativo municipal. É por meio da marcha que os vereadores e vereadoras que participam têm a oportunidade de estreitar relações com os seus deputados e senadores, garantindo assim recursos e emendas para os seus municípios.

“Eu fico feliz em participar deste evento da UVB porque eles apresentam para nós a importância de nos valorizar, e como desenvolver nossas funções. Nós temos força enquanto legislativo, e a Marcha apresenta essa proposta de que somos um poder que representa o povo com autonomia e muita competência”. Disse o vereador Wellis Marcos Campos Rosa (PV).

Para o vereador Miley Alves (PV), a Marcha é um encontro para fortalecer o legislativo a nível de Brasil. “Infelizmente o poder legislativo vem passando por uma criminalização muito grande, e a Marcha mostra o quanto somos o maior poder do Brasil, a maior representatividade, onde a democracia de fato acontece. E se houver uma desvalorização do poder legislativo, teremos uma tirania, e esse encontro mostra o quanto podemos fortalecer esse poder que é sim o maior poder do País”.

O legislador Carlos Venâncio (PSD) aponta que a Marcha mostrou o quanto o legislativo é o poder maior representação, porém trabalha sozinho, pois durante o evento não houve a visita de autoridades como senador ou deputados. “Eu senti muita falta do respaldo dos políticos do cenário nacional, sentimos isolados, pois o vereador é a pessoa diretamente ligada a população aos grandes problemas, e vimos durante a marcha que mesmo com problemas, existe muita vontade de melhoria para fortalecer o poder legislativo juntamente com a ascensão da participação da força feminina”.

Em Primavera do Leste a atual legislatura conta com três vereadoras mulheres, que nesta gestão colocaram em prática o funcionamento da sala da mulher. E duas vereadoras estiveram presentes e ressaltaram que participar da Marcha dos Vereadores foi um marco, pois várias palestras falaram sobre a atuação das mulheres frente a política.

Para a vereadora Carmem Betti Borges (PSC) que participou pela primeira vez, a marcha foi uma oportunidade de conhecer novas realidades e de compreender o papel e a força do legislativo. “O Evento foi importante, em que, o legislativo têm a oportunidade de demonstrar sua força e o mais importante: reivindicar recursos para os seus municípios.” Aponta a vereadora Carmem.
“A marcha foi um evento de extrema importância a nós vereadores, na qual, dialogamos e discutimos a realidade de todos os municípios no âmbito geral, adquirindo novos conhecimento. Neste evento vimos a importância da figura feminina no poder e como está crescendo a cada dia”. Explica a vereadora Iva Viana (PDT).

Além das palestras ocorreu também a entrega da medalha Top Legislativo, que reconhece os vereadores do Brasil que contribuíram com projetos de lei, de importância participativa ao cidadão. Entre os destaques nacional está o vereador Luís Costa, que foi agraciado com uma medalha,
“Estou muito honrado em receber a Medalha Top Legislativo, em que a União dos Vereadores do Brasil, reconhece as 100 personalidades do poder legislativo do País. Escrevi meu projeto de lei que dá transparência pública ao transmitir ao vivo os processos de licitação da prefeitura e da Câmara. Estou muito feliz em ter sido escolhido e agradeço ao povo Primaverense que sempre esteve presente comigo em meu mandato. Quero ressaltar que os poderes são independentes e o legislativo é um poder que pode trabalhar sim para o povo com independência e durante as palestras, o grande debate foi esse: porque ter que sempre fazer o que o executivo deseja se podemos atuar de forma coerente, correta, transparente e principalmente com autonomia”. Conclui o vereador Luis Costa (PDT).

A Marcha não é considerada um curso e sim uma mobilização nacional, na qual é reconhecida como a maior mobilização parlamentar da América Latina.