Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Mulheres são reconhecidas e homenageadas por Poder Legislativo

Mulheres são reconhecidas e homenageadas por Poder Legislativo

por adm publicado 05/09/2018 12h05, última modificação 05/09/2018 12h05
15 de Março de 2018

Como forma de reconhecimento, admiração e respeito, foi realizada na noite desta quarta-feira, 14, no plenário da Câmara Municipal, a sessão solene, que concedeu ‘Títulos de Mulher Cidadã 2018’ para 44 personalidades femininas, que pela garra, luta e determinação, se dedicaram e prestam serviços relevantes em ações de cidadania. Esta homenagem faz parte do calendário do Poder Legislativo e, é realizada todos os anos, em reconhecimento ao papel fundamental da mulher na sociedade.

As escolhas das homenageadas partiram do critério de pessoas que formam a identidade feminina dentro do contexto da sociedade. Entre elas, haviam donas de casas, mães, esposas, médicas, professoras, advogadas, empresárias e representantes religiosas, que com muita sensibilidade conquistaram espaços e contribuem para o desenvolvimento de Primavera do Leste.

Segundo o presidente, Miley Alves (PV), essas personalidades femininas tiveram um papel extremamente importante nesse evento, pois representaram todas as mulheres primaverenses. “Eu posso definir as mulheres como a imagem da perfeição que cria a vida. Elas são o significado da esperança e amor, seja na figura de mãe, filha, esposa ou profissional. A mulher com toda sensibilidade assume suas responsabilidades com muita competência e consegue exercer todas as funções com muito dinamismo”, afirmou mencionando o fato de ser pai de quatro filhas mulheres e ser um eterno admirador da figura feminina.

Representando a bancada feminina do Poder Legislativo primaverense, a vereadora Edna Mahnic (PT) parabenizou todas as mulheres pelas conquistas de anos de lutas, mas deixou claro que a batalha ainda continua. “Hoje é um dia comemoração, pela data de 08 de março, denominada em nível mundial, o ‘Dia Internacional da Mulher’. Mas quero dizer que temos muitos motivos para comemorar, no entanto, mesmo com todos os direitos constituídos por lei, ainda é necessário continuar nessa luta, na construção de uma sociedade igualitária e que nos enxerga com respeito”. A vereadora reiterou sua convicção na possibilidade de mais avanços da mulher na sociedade, “eu acredito que quando avançarmos na direção de homens e mulheres terem o mesmo espaço no mercado de trabalho, seremos respeitadas como profissionais e  remuneradas com salários iguais aos dos homens, aí sim o sentido da conquista e autonomia feminina deixará o nosso país mais humanizado”, salientou.

O prefeito Léo Bortolin, na oportunidade, relembrou a luta das mulheres ao longo dos anos e, citou a tragédia em Nova York, ocorrida em março de 1857, quando 129 operárias foram mortas em um incêndio durante uma greve em que foram confinadas na fábrica pelos patrões que atearam fogo no prédio. Por esse e outros fatos de perseguição clara às mulheres, hoje, com mais liberdade e competindo de igual para igual com os homens, elas merecem ser homenageadas e respeitadas. “Na nossa gestão prestigiamos as mulheres com cargos decisivos na administração pública – Saúde, Educação, Assistência Social, Assessoria de Gabinete e Administração, portanto o meu discurso em enaltecer a competência das mulheres vai ao encontro do que praticamos”.

Após os discursos das autoridades, as homenageadas receberam títulos e flores. As três vereadoras que ocupam cadeira no Legislativo, Edna Mahnic (PT), Carmen Betti (PSC) e Iva Viana (PDT) receberam uma singela homenagem do presidente Miley Alves, em nome da Câmara Municipal. Além disso, os vereadores também entregaram uma rosa para as 27 servidoras municipais que com muita sensibilidade e competência exercem suas funções.

As mulheres homenageadas pelos vereadores no dia da solenidade foram: Elisangela da Silva Oliveira,  Rosinei da Silva Souza, Sharon Marjorie Alves de Paula Leocádio, Elen Luci Ines Duso, Ercília Maria Lopes Roggia, Gonçalina Jessica Proença, Gertudes Maria Braun, Jandira Terezinha Hermann, Marta Cristina Gomes David, Aurenicy dos Passos Pereira Toigo, Luiza Ferreira da Silva, Marlene Valeriano Texeira Ferreira, Fernanda Cristine Rabelo Gueno, Janaine Ottonelli Wolff, Milta da Cruz Baraldi, Lenira Pedrotti, Marlene Funcke, Natália Macedo, Antônia Guimarães Siqueira, Rosilene Cristina Novaes, Vera Lúcia da Silva, Gelssi Grossi Sartoreto, Solange Vedovatto, Tatiana Furlan, Irmã Lourdes Bonatto, Tatiane Oliveira Bueno, Jane Medeiros de Oliveira, Giseli Olinga do Nascimento Wodzik, Lacir Maria Bozzetto Barchet, Maria Melania Straliotto Carneiro, Sandra Terezinha Barchet, Marisa Fátima Piva, Cynara Gonçalves dos Santos, Dores Emores Martins Gonzaga, Irmã Rita Aparecida Jaguszeski, Ana Maria Donin Argenta, Cátia Simone Pain Santana, Marcia Rosana Martins Vezzi, Aliandra Madalena Batista da Silva, Hamara Elizabeth Sarmento Ferreira, Marcia Aparecida da Silva Garcia, Elizabete Pereira, Elizabete Rodrigues de Matos e Rosiney Elias Vieira da Silva.

Driely Pinotti