Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto 'Adote uma Lixeira' é aprovado pelo parlamento da Câmara

Projeto 'Adote uma Lixeira' é aprovado pelo parlamento da Câmara

por driely.pinotti — publicado 19/09/2019 11h22, última modificação 19/09/2019 11h22
19 de Setembro de 2019

Visando proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas, o parlamento da Câmara Municipal de Primavera do Leste, aprovou nesta segunda-feira (16), o Projeto de Lei Nº 971/2019, que cria o programa ‘Adote uma lixeira’. A iniciativa do vereador Araújo do Sindicato (PP) tem o intuito de preservar a limpeza da cidade e aumentar o número de lixeiras pelas vias, diminuindo a quantidade de lixo nas áreas urbanas que prejudicam o escoamento da água pluvial.

Na prática, o programa ‘Adote Uma Lixeira’ funcionará por meio de parcerias de empresas privadas, entidades sociais ou pessoas físicas interessadas em financiar a instalação e manutenção de lixeiras nas vias públicas, com direito a publicidade. As lixeiras deverão seguir um padrão especificado pelo Poder Executivo e a instalação deverá respeitar a distância mínima de 150 metros uma da outra.

De acordo com o parlamentar Araújo, o objetivo é incentivar e conscientizar a população sobre a importância de jogar lixo no lixo. “Atualmente, nosso município não tem lixeiras espalhadas pelas vias. Isso leva as pessoas a jogar lixo no chão. A instalação das lixeiras não trará custos ao município, pois serão de inteira responsabilidade dos interessados”, disse.

Ele ainda explicou que o programa permite a afixação de adesivos nas lixeiras contendo nome de pessoa física, logomarcas de instituição e empresas. “Mas é vetada a veiculação de propaganda com marcas de cigarro, bebidas, siglas partidárias, denominações religiosas e nomes de detentores de cargos eletivos”, comentou.