Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto Despertar é apresentado à representantes da sociedade

Projeto Despertar é apresentado à representantes da sociedade

por fabricio.costa@primaveradoleste.mt.leg.br — publicado 27/11/2020 13h39, última modificação 27/11/2020 13h39
A iniciativa consiste em uma plataforma digital que irá reunir dados sobre o desenvolvimento de 19 municípios da região.

Já pensou encontrar as principais informações sobre Primavera do Leste e mais 18 municípios em um só lugar? Em menos de dois anos isso será possível com o início do funcionamento do projeto Despertar. O projeto tem como objetivo integrar 19 municípios da região por meio de um observatório on-line que visa consolidar dados de várias fontes oficiais para mostrar aos investidores do Brasil e do mundo os potências econômicas, sociais e culturais da região.

Na tarde de ontem (26),representante de inúmeros setores da sociedade se reuniram no auditório da CDL, para apresentação oficial do projeto e captação de parceiros, durante a apresentação o presidente da CDL Naldi Rohr. “Essa foi uma necessidade apresentada pelos empresários da cidade, que quando buscavam investimentos, não conseguiam traduzir nosso município em números. Em princípio tivemos como base uma plataforma utilizada no Rio Grande do Sul, analisamos, selecionamos o que funcionava e implementamos com ajuda do IFMT, o que resultou na construção de uma das plataformas mais modernas do pais e, em breve, estará em funcionamento.”

Quem também comentou sobre a iniciativa foi o diretor do IFMT Campus de Primavera do Leste, Dimorvan Alencar Brescansin, destacando que atualmente uma equipe de professores formada por mestres e doutores estão envolvidos no desenvolvimento do projeto. “A missão do projeto Despertar é apresentar dados relevantes que traduzam o desenvolvimento desse 19 municípios. O portal conectará pessoas que querem investir na região com todas as informações necessárias para tomada de decisão e destinação de investimentos” destacou.

O diretor enfatizou ainda que a função do IFMT é disponibilizar um comitê científico, envolvendo professores e estudantes no desenvolvimentismo do portal, na construção da informação e chancela desses dados, publicando com nível de confiabilidade científica. “ Ações desses tipo reforçam o comprimento da missão institucional do instituto”, ressaltou Dimorvan.

Para secretária de Desenvolvimento de Primavera do Leste, Cátia Paim, “o projeto irá unir as entidades preparando os 19 municípios para os próximos 20 anos. Mais que uma plataforma de dados, o Despertar, é um atrativo de investidores para nossa cidade” comentou a secretária.

Inicialmente a equipe irá trabalhar com o abastecimento de 14 indicares que traduzem o desenvolvimento do município. O prefeito municipal Leonardo Bortolin, durante a apresentação, destacou a importância da iniciativa. “Através destes números conseguiremos atrair mais investimentos para nossa cidade, proporcionando o progresso e desenvolvimento. É nesse foco que, eu e o Ademir, vamos trabalhar nos próximos quatro anos”.

Quanto ao aporte financeiro para o projeto esse será custeado pelo município, através de uma sugestão da Câmara Municipal para que parte do duodécimo economizado e devolvido a prefeitura municipal seja aplicado no projeto. Na ocasião o vereador Manoel Mazutti representou o Legislativo Municipal e declarou apoio ao projeto. “Somente demostrando os números da nossa cidade e região que são muito positivos que vamos atrair investimentos, fazendo com que isso o clico de crescimento não pare” finalizou o vereador.

A previsão para funcionamento do projeto com todos os dados abastecidos e disponibilizados para consulta é de dois anos, participam atualmente do projeto: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, CDL, ACIPLE, IFMT e Sindicato Rural.