Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam Projeto de Lei que trata do Fundo Municipal de Cultura

Vereadores aprovam Projeto de Lei que trata do Fundo Municipal de Cultura

por adm publicado 05/09/2018 12h07, última modificação 05/09/2018 12h07
20 de Março de 2018

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 19, os vereadores da 9ª legislatura votou e aprovou o Projeto de Lei 843, de autoria do Executivo Municipal, que trata do Fundo Municipal de Cultura e altera a Lei Municipal nº 1.504 de 09 de dezembro de 2014.  A modificação permite que o prefeito Léo Bortolin e secretário de Fazenda, Vanderlei Tolfo, também assuma a responsabilidade da aplicação do recurso, o que possibilita mais transparência.

A matéria aprovado por unanimidade foi defendida pelo vereador Paulo Márcio (DEM) que explicou “essa alteração viabiliza mais pessoas sendo responsabilizada pelo recurso do Fundo Municipal de Cultura. Antes, apenas o secretário da pasta que assinava o recurso destinado ao nosso município”, salientou.

Para a vereadora Carmen Betti (PSC) o Projeto de Lei dá legalidade aos transmites e transparência. “Todas as vezes que tiverem projetos como esses, sem sombras de dúvidas, terá o meu voto e acredito que de todos os colegas, porque permite mais lisura nas ações”, disse.

Também foi aprovado a Moção de Aplausos para a Professora Euzenir Oliveira da Silva, que chegou a Primavera do Leste em 1986 e foi a primeira professora no bairro Tuiuiú. O autor, o vereador Kinha Juriti (PV) salientou que “é sempre importante valorizar aqueles que têm serviço prestado a comunidade”.

A Moção de Pesar a família Castelli pelo falecimento do senhor Adivino Castelli também recebeu voto favorável de todos os parlamentares. O vereador Manoel Mazzutti (MDB) coautor comentou, durante a discussão, a importância da pessoa de Adivino para o desenvolvimento de Primavera do Leste. “Ele foi um pioneiro. Uma pessoa que muito contribuiu e muitos não sabem, mas foi responsável em doar áreas para entidade de nosso município. Mas muito mais do que isso, ele dou seu tempo para que essa cidade pudesse começar. Foi vereador e o primeiro secretário de obras e, naquela época, as pessoas tiravam do bolso para trabalhar no setor público. É necessário que façamos esse reconhecimento”, ressaltou.

O vereador Elton Baraldi, autor da propositura, reforçou o pensamento de Manoel. “Ele teve uma história marcada por ações significativas. Saiu do conforto do lar e veio para Mato Grosso, onde contribuiu muito com nosso município”, disse.

O presidente Miley Alves (PV) também defendeu a matéria. “Tive a honra de conhecer seu Adivino Castelli e confesso que se vocês não tivessem elaborado essa moção, eu mesmo apresentaria pela importância do legado deixado. Ele foi alguém que com certeza deixou o nome registrado na história de Primavera do Leste”.

Além disso, também foi feita a leitura da Moção de Pesar a família Luchese pelo falecimento do senhor Walmor Luchese. Também foram encaminhadas ao Executivo 36 indicações, que visam melhorias para diversos bairros de Primavera do Leste.

Driely Pinotti