Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam do lançamento do MT Afluentes.

Vereadores participam do lançamento do MT Afluentes.

por fabricio.costa@primaveradoleste.mt.leg.br — publicado 30/01/2020 13h00, última modificação 30/01/2020 13h00
Vereadores participam do lançamento do MT Afluentes.

Na tarde quarta-feira (29), aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, o Lançamento do MT Afluentes – edital de Incentivo a Ações Culturais nos Municípios. O edital prevê a disponibilização de R$ 900 mil de recursos específicos para contemplar projetos culturais dos municípios mato-grossenses, a participação de Primavera do Leste no edital só foi possível por conta da aprovação pelos vereadores da Lei 1504/2014 que criou o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Primavera do Leste.

Participaram do lançamento os vereadores Carmen Betti, Juarez da Loretta, Miley Alves, Carlos Instrutor, Manoel Mazzutti e o presidente da casa Paulo Márcio, que em seu discurso valorizou a importância do lançamento. “As ações culturais são essenciais ao desenvolvimento de nosso município e nós vereadores sempre nos empenhamos em buscar recursos e aprovar leis e medidas, como a criação do Fundo municipal de cultura, que hoje possibilita que Primavera do Leste busque incentivos estaduais para o desenvolvimento da cultura no município”.

Também participaram do evento o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, o adjunto de Cultura, José Paulo Traven, além do Prefeito Léo Bortolin. Durante o lançamento o secretário ressaltou a importância do edital para integração e o fortalecimento da gestão da cultura nos municípios, uma vez que, para participar, os municípios terão que implantar o Sistema Municipal de Cultura até o fim do período de execução do projeto. O edital propõe que os municípios tenham acesso a verbas destinadas a cultura.  “Defendemos a descentralização dos recursos como uma forma de fortalecer a gestão da cultura e ampliar o acesso às artes e manifestações culturais para a população”, explica Allan Kardec.

O prefeito Leonardo Bortolin valorizou a importância do lançamento para o desenvolvimento das ações culturais no município. “Acreditamos que a cultura e o esporte são fundamentais para o combate da vulnerabilidade social, e ter apoio do governo do Estado para fortalecer as políticas culturais é unir forças em prol da comunidade”, declarou o prefeito.

Já o secretário de cultura Wanderson Lana, destacou que esse ano será enviado a secretária estadual projetos ligados à literatura. “No ano anterior investimos bastante nas artes visuais e dessa vez a gente investirá ainda mais na parte da literatura, reformulando nossas bibliotecas, e por isso ganhar esse edital será muito importante para os nossos projetos”.

MT Afluentes

Ao todo, serão contemplados 18 projetos culturais das diferentes linguagens artísticas e áreas temáticas (entre elas Culturas Populares e Tradicionais, Cultura LGBTQIA, Culturas Negras, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Culturas Indígenas, Patrimônio Cultural e Bibliotecas).

O edital, cronograma e anexos estão publicados no site da Secel e no Diário Oficial do Estado (Iomat).