Vereadores se reúnem com equipe de saúde para discutir ações de combate ao Covid-19

por FABRICIO COSTA publicado 26/06/2020 17h33, última modificação 26/06/2020 17h33
Durante a reunião a equipe de atenção básica de saúde do município apresentou todas as ações desenvolvidas no combate ao coronavírus.

Na manhã de quarta-feira (24), os vereadores estiveram reunidos com o chefe de gabinete Advanilson Sampaio e as coordenadoras de atenção básica de saúde Edézia Guirra e Solange Maia, para discutir sobre demandas de saúde e as ações promovidas para atendimento de pacientes com sintomas gripais e pacientes que contraíram o Covid-19 no Município.

Durante reunião as coordenadoras apresentaram o panorama atual de atendimento e demandas no município. "Dentro de uma pandemia a atenção primária não poderia ficar de fora, recebendo o paciente promovendo consultas e diagnósticos para que os casos não se agravem", explicou Edézia Guirra.

A primeira iniciativa da atenção primária, foi a implantação da unidade sentinela e essa semana o atendimento foi estendido para todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família-ESF. " A estratégia é buscar não afogar rede de saúde do município, sem prejudicar os atendimentos da saúde primária em todos os bairros", destacou Edézia.

COMO FUNCIONA?

 De acordo com Edézia, o paciente deve ligar na unidade de saúde de seu bairro, descrever os sintomas gripais. "Criamos uma ficha triagem que é preenchida no momento do atendimento, que determina a situação do paciente e ajuda no diagnóstico, e agendamento conforme agravamento de sintomas", ressaltou.

A coordenadora explicou ainda que algumas unidades estão atendendo nos dois períodos a síndromes gripais devido a demanda. "As pessoas estão com medo e é totalmente compreensível, e isso também promove uma demanda reprimida. A maioria das unidades não estava conseguindo atender apenas no período da tarde. Sendo assim definimos que nos primeiros dias, os atendimentos em algumas unidades serão nos períodos da manhã e tarde conforme demanda”.

 

VACINAÇÃO:

As coordenadoras e o chefe de gabinete, explicaram, que há unidades de saúde, onde alguns serviços estão suspensos devido à grande demanda de pacientes com sintomas gripais. Em alguns casos pacientes estão sendo transferidos para outras unidades conforme disponibilidade dos serviços. “A vacinação é umas dessas atividades, pedimos a compreensão da população caso a demanda estiver muito alta para síndromes gripais alguns pacientes de serviços básicos podem ser transferidos para outros ESF próximos, como é o caso das vacinações”, explicou Solange Maia que também é uma das Coordenadoras de Atenção Básica.

 

O PAPEL DA CÂMARA DOS VEREADORES NO COMBATE AO COVID-19.

Desde o início das ações de combate a pandemia no município, os vereadores participam ativamente das tomadas de decisões. No Comitê de combate ao Coronavirus, os vereadores são representados pela vereadora Carmen Betti, na outra ponta estão os demais vereadores, que tem que ouvir as demandas da população e levá-las ao executivo municipal.

Para acompanhar ainda mais efetivamente as ações, os vereadores formaram uma comissão, para acompanhamento de todos os trabalhos desenvolvidos pela saúde referente a Covid-19 no município.

Para o presidente da Câmara, Paulo Márcio o acompanhamento de todas as ações pelos vereadores é essencial.  “Como representantes do povo, é nosso papel cobrar e acompanhar todas  as ações  referentes ao combata ao Coronavírus em nosso munícipio, principalmente nos  últimos  dias em que temos um novo cenário, e o aumento dos casos se mostra significativo. É hora de buscarmos soluções eficazes para o combate. Mas não basta apenas os poderes buscarem soluções eficientes, a população também precisa fazer sua parte, se você pode fique em casa”, comentou o presidente.

Já o vereador Miley Alves, destacou a importância da reunião e das ações apresentadas. “ Hoje temos um novo cenário, com o início do atendimento aos sintomas gripais, e para isso precisamos criar estratégias para os próximos dias, e por isso a reunião foi pontual", destacou o vereador.

O vereador Carlos Instrutor enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido em Primavera do Leste. “O município está desenvolvendo um ótimo trabalho em saúde. Mas as pessoas precisam entender que as demandas estão muito grandes”.

Quanto aos problemas e demandas apresentadas o vereador Antônio Marcus comentou: “Pontuados os problemas de cada ESF, e discutimos como sanar esses problemas para melhor atendimento da população" .

Preocupado com os profissionais que estão na linha de frente do combate ao Coronavirus e integrantes de setores estratégicos como a Coordenação de Atenção de Saúde Básica, o vereador Manoel Mazzutti, ressaltou a importância de reforçar as equipes. “Precisamos de reforço nas equipes de ponta que auxiliem os profissionais que estão na linha de frente, tomando decisões importantes".

Já a vereadora Iva Viana mostrou preocupação com o numero de kit de medicamento disponibilizados a população; “ Não podemos deixara faltar esses kits, pois é essencial que as pessoas sejam tratadas ainda na fase inicial da doença, para obtermos sucesso no tratamento” destacou a vereadora.  

 

KIT MEDICAMENTO COVID -19

Uma informação relevantes refere-se aos medicamentos utilizados no tratamento para quem testou positivo para Coronavirus, estas devem sem receitados por um médico, pois, apenas um especialista poderá dizer qual medicamento deve ser ministrado e em qual fase da doença deve ser aplicado.

“Destacamos que a prescrição é um ato médico, as pessoas estão procurando as 16 unidades querendo consultar para conseguir prescrição médica para o kit, mas é preciso entender que essa medicação é aplicada conforme sintomas e principalmente sempre com prescrição médica”, ressaltou Solange Maia, coordenadoras de Atenção Básica.

 

LEITOS/ UTI/ TERCEIRO MILÊNIO.

Durante a reunião o chefe de gabinete Advanilson Sampaio comentou sobre o andamento de setores da saúde que são essenciais ao combate do Covid-19.  E ressaltou que uma das prioridades do município é a contratação de novos profissionais de saúde.  "Precisamos contratar novos profissionais, para atender a demanda, atualmente estamos com credenciamento aberto para contratação de novos médicos", disse Advanilson.

O chefe de gabinete falou ainda da dificuldade em se encontrar profissionais devido ao momento de pandemia. “Estamos com deficiência de médicos em alguns ESF da cidade,  nossa equipe de Coordenação de Atenção Básica em Saúde do município, está trabalhando e organizando para que todos sejam atendidos e que todos os serviços sejam prestados. Antes da pandemia nosso quadro médico estava completo, com início da pandemia os profissionais foram afastados por atestado por COVID-19, todos os profissionais do seletivo foram chamados, e hoje abrimos novo chamamento para solucionar a demanda.

Advanilson Sampaio destacou ainda que já foi contratado um médico plantonista que atuará na estrutura montada no Terceiro Milénio. Além da implantação de 10 leitos de UTI na cidade em parceria com estado para atendimento de pacientes de Primavera do Leste e região, além da contratação de cinco leitos no Hospital das Clinicas e cinco Leitos no Hospital São Lucas para atendimento exclusivo a pacientes com Coronavirus pelo SUS, que já estão recebendo pacientes.

Além das pessoas citadas na reportagem, participou da reunião também o vereador Araújo do Sindicato.